Fisioterapia Respiratória Aplicada em doenças que apresentam limitação cr...
Fisioterapia Geriátrica A fisioterapia na terceira idade busca a independ...
Fisioterapia Neurológica Ao analisar os déficits neurológicos e determin...
Distúrbios Respiratórios do Sono A Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) é car...

Home Care

O  atendimento em Home Care é direcionado aos pacientes, como também, de forma diferenciada, aos seus familiares, que aguardam o restabelecimento e retorno às suas atividades normais, ou para os que necessitam de gerenciamento constante de suas atividades como também, para pacientes que necessitam de acompanhamento em sua fase terminal.

2.1 Fisioterapia Respiratória

Aplicada em doenças que apresentam limitação crônica do fluxo aéreo (asma, enfisema, bronquite crônica, bronquiectasias entre outras), no pré e pós-operatório de pacientes submetidos a cirurgia abdominal, torácica ou cardíaca e em pacientes com alto clerance mucociliar (secreção) que há necessidade da higienização brônquica, a fisioterapia respiratória é indicada para restabelecer ou até mesmo prevenir alterações ventilatórias e cardíacas decorridas de diversos tipos de patologias que afetam esses órgãos, sejam essas distúrbios crônicos ou agudos, utilizando-se de manobras manuais, exercícios respiratórios e, em alguns casos particulares, oxigenioterapia, restaurando e maximizando o bom funcionamento dos pulmões.

A fisioterapia respiratória não atua sobre o processo patológico isoladamente. Ao nível das limitações e incapacidades vem para favorecer a eficácia da ventilação, melhorar a efetividade da tosse, prevenir o acúmulo de secreções nas vias aéreas, promover a limpeza e a drenagem de secreções pulmonares, melhorar a resistência e a tolerância à fadiga e prevenir ou corrigir possíveis deformidades posturais, associadas ao distúrbio respiratório.

2.3 Fisioterapia Neurológica

Ao analisar os déficits neurológicos e determinar o tratamento adequado para cada paciente, que pode vir a apresentar distúrbios de movimento complexos e extensos, além de danos sensoriais e cognitivos, a fisioterapia neurológica identifica os problemas do paciente e utiliza de recursos e técnicas para o tratamento global do indivíduo.

Algumas das principais indicações para a fisioterapia neurofuncional são os pacientes com acidente vascular encefálico (AVE), com traumatismos cranianos (TCE), com traumas raqui-medulares (TRM), portadores de paralisia cerebral, esclerose múltipla e doença de Parkinson ou Alzheimer. Porém diariamente novos transtornos e doenças surgem com necessidade desta abordagem funcional. 

Um dos principais objetivos é restaurar a coordenação motora, equilíbrio, força e movimentos, além de prevenir deformidades após lesão, normalizar o tônus postural, melhorar habilidades cognitivas e de memória, reintegrar o paciente a sociedade, prevenir instalação de doenças pulmonares ou qualquer outra, estimular as atividades de vida diária e otimizar a qualidade de vida do paciente.

Esse ramo da fisioterapia é procurado principalmente por adultos e idosos, mas também atende a crianças,

2.4 Fisioterapia Geriátrica

A fisioterapia na terceira idade busca a independência do idoso para a execução das atividades de vida diária, na ânsia de minimizar as consequências fisiológicas e patológicas do envelhecimento, garantindo a melhoria da mobilidade e contribuindo para uma qualidade de vida satisfatória.

A atuação do fisioterapeuta na geriatria reúne um conjunto extenso de exercícios físicos e respiratórios proporcionando um envelhecer motor e funcional com saúde.

Apesar do fenômeno envelhecer ser natural, o idoso tem que ser tratado de forma integral, respeitando as suas particularidades e a sua singularidade.

Assim, o tratamento não se restringe somente as questões físicas, mas também valoriza os fatores psicossociais e principalmente sua interação familiar.

O atendimento domiciliar neste caso é essencial decorrente a dificuldade e até mesmo impossibilidade de locomoção e deslocamento destes pacientes. Além disso, o atendimento realizado em casa próximo aos familiares e entes queridos, proporciona maior tranqüilidade ao idoso e responsáveis, que neste momento muitas vezes precisam de maior segurança e conforto.

Telefone:

saúde, bem-estar, atividades, lazer
+55(31)3081.2102

E-mail:

saúde, bem-estar, atividades, lazer

contato@renataaurichiofisioterapia.com.br

CREFITO:

saúde, bem-estar, atividades, lazer

4-124531F