Fisioterapia Neurológica Ao analisar os déficits neurológicos e determin...
Distúrbios Respiratórios do Sono A Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) é car...
Fisioterapia Respiratória Aplicada em doenças que apresentam limitação cr...
Fisioterapia Geriátrica A fisioterapia na terceira idade busca a independ...

Distúrbios Respiratórios do Sono

A Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada por episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores durante o sono, levando a uma redução ou interrupção do fluxo de ar para os pulmões com conseqüente redução da saturação de oxigênio no sangue seguindo por microdespertares.

O tratamento da SAOS deve ser planejado de acordo com as necessidades clínicas de cada paciente através da avaliação criteriosa e indicação do médico assistente.

Uma vez identificada a necessidade do tratamento com pressão positiva, o paciente deve ser encaminhado ao fisioterapeuta especialista onde se dará início a uma avaliação com análises detalhadas dos exames de Polissonografia e uma rigorosa anamnese possibilitando traçar um “Programa de Assistência ao Sono”.

Estudos mostram que a aceitação do CPAP e a adesão ao tratamento é o estágio mais difícil para os pacientes. Durante o estágio inicial da terapia, é importante dar todo o suporte necessário ao paciente através de profissionais especializados e a longo prazo também é importante o acompanhamento do paciente para detectar possíveis alterações ou dificuldades no tratamento.

O PAS (Programa de Assistência ao Sono) desenvolvido pela Fisioterapeuta Renata Aurichio, consiste inicialmente de uma triagem no qual o paciente candidato a terapia com pressão positiva é avaliado em consultório e havendo a indicação clínica para início do tratamento, se traça uma conduta individualizada para suas necessidades clínicas e cotidianas.

Todos os pacientes do PAS são submetidos à uma rotina de acompanhamento pré-programado para que se garanta a adesão e permaneça uma educação ao tratamento, tornando tranqüila, bem sucedida e com plena satisfação o suporte ventilatório (CPAP/BiPAP).

A finalidade deste programa não é somente verificar a adesão e eficácia da terapia, mas também fornecer de forma especializada o suporte ao tratamento bem sucedido a longo prazo e caso identificado dificuldades, o acompanhamento permitirá que a profissional dedique esforços e minimize efeitos colaterais e futuros problemas de negação a terapia.

Entendendo as razões pelas quais a terapia não esta fluindo como se deseja, a profissional de saúde indicada para o acompanhamento foca os esforços e minimiza efeitos colaterais e futuros problemas de negação a terapia.

Por este motivo, um Programa de Assistência ao Sono especializado é de extrema importância ao tratamento na Apnéia Obstrutiva do Sono.

Telefone:

saúde, bem-estar, atividades, lazer
+55(31)3081.2102

E-mail:

saúde, bem-estar, atividades, lazer

contato@renataaurichiofisioterapia.com.br

CREFITO:

saúde, bem-estar, atividades, lazer

4-124531F