ATIVIDADE FÍSICA COMO UM SONÍFERO

Exercícios físicos que nos auxiliam a dormir bem

Deixar o corpo em estado de inércia permanente só piora nossa relação com o sono. Estudo realizado na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos relata que a caminhada, jogging, corrida, ciclismo, ginástica, corrida, ciclismo, ginástica, aeróbica, musculação, golfe, ioga e natação estavam todos, em comparação com o sedentarismo, mais associados a um descanso de sete a oito horas por noite, índice considerado ideal para a maioria da população.

Sabe-se que de maneira geral, a atividade física diminui o estresse e faz liberar substâncias que promovem bem-estar, dois fatores essenciais para dormirmos bem.

No entanto, ao confrontarem o potencial de cada modalidade, os pesquisadores observaram diferenças significativas. Ciclismo, corrida, musculação, ginástica aeróbica e ioga foram os que apresentaram melhores resultados. Isso porque estas modalidades para alguns estudiosos apresentam um componente de foco mental (concentração) e sentimento de propósito que pode ser benéfico. Para outros, cargas altas, desde que não exageradas, produzem substâncias mais relaxantes.

Seja qual for o treino, algumas medidas devem ser contempladas para as pálpebras ficarem mais pesadas à noite:

- Estabeleça uma rotina à noite: o corpo gosta de seguir uma agenda. Dentro do possível exercite-se em horários semelhantes ao longo da semana;

- Aperte um pouco o passo: É engano pensar que só atividades leves nos tranqüilizam. Elevar a intensidade junto a um profissional melhor o sono.

- Concentrar-se no esporte: Esqueça o trabalho e as preocupações por um momento. Foque na prática, no ambiente e nos colegas de treino.

- Alongue-se após a agitação: Nada de se esticar muito, não. A tática serve mais para relaxar a musculatura e os tendões.

Fonte: Saúde é Vital, agosto 2015.

Notícias

saúde, bem-estar, atividades, lazer
28 Out
Acontecerá entre os dias 28 e 31 de outubro o XV Congresso Brasileiro do Sono e o local escolhido para sediar este grande evento foi a paradisíaca praia de Porto de Galinhas. A programação científica foi pensada por uma destacada equipe multidisciplinar, abordando diversos temas, desde as... leia +
16 Set
Exercícios físicos que nos auxiliam a dormir bem Deixar o corpo em estado de inércia permanente só piora nossa relação com o sono. Estudo realizado na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos relata que a caminhada, jogging, corrida, ciclismo, ginástica, corrida, ciclismo, ginástica... leia +

Telefone:

saúde, bem-estar, atividades, lazer
+55(31)3081.2102

E-mail:

saúde, bem-estar, atividades, lazer

contato@renataaurichiofisioterapia.com.br

CREFITO:

saúde, bem-estar, atividades, lazer

4-124531F